Formatura

Reitoria do IFBA - Salvador-BA

Eletrotécnica - IFBA - 2019

4 anos estudando juntos. Dia a dia atarefado, sentando nos mesmos cantos de cada sala e de cada laboratório para atenciosamente, ou sonhandamente, assistir mais uma aula que se chega. Nesses momentos, a única certeza é de que ao olhar para o lado, haverá um amigo, colega de turma, com muitas orelheiras nos olhos, também dormindo. Ou entediado, que seja. A fatiga, que deixa a todos estupefatos, insatisfeitos, nos dias que correm no ifba é um atributo compartilhado por todos que por lá passamos. 

As graças que nossos colegas fazem, o sinal tocando, a conversação na praça vermelha ou nos bares no entorno da escola, são espinhos furados e permanentes em nossas memórias. Dados tantos passos, percorrido tantos trilhos, é impossível não chorar ao ver o fim de um ciclo tão esperado. É impossível não chorar, quando ao mesmo tempo o alívio traz consigo um pouco de dor, por perder, ou por medo de perder a companhia de tanta gente querida. 

Nesse momento lindo, muitas outras pessoas também queridas, familiares e amigos, estão lá a nos prestigiar e a continuar dando-nos a força que nos deram desde o início, reafirmando a continuidade desse apoio que deve perseguir os que amamos. O coração bate mais forte e nos sentimos valorizados, há um sentimento original que parece nos revelar a importância que temos e que se revela nessas horas. A retrospectiva flui pela nossa mente e não conseguimos disfarçar tanto prazer. 

Nossa gente, vocês não sabem o grau da emoção que me dá passar novamente pelas fotos, pelos momentos que captei, durante o evento, nas horas prolongadas de tratamento, que superam as do próprio evento, conheço cada imagem como a palma da minha mão rsrs. Agora retorno a elas e vejo a beleza que tudo foi, e a importância que vocês me autorizaram a ter nesse dia.  Eu, tanto quanto vocês, vivi e revivi essa profunda emoção, e posso dizer sem titubear que gosto de vocês profundamente, como se fossem meus irmãos. A gente precisa ter mais gente que sente e que não esconde o que sentem. Vocês demonstraram isto no dia da formatura, chegando ao microfone, chorando, fazendo graças. Milena tirando o papel do peito com sua fala, que preparou detalhadamente, eu creio, para não esquecer nada; João Cléber com seu belíssimo discurso, reafirmando a sua trajetória enquanto negro não é a mesma de muitos outros que caem na dramática e perversa estatística - frase que tirou de mim o estremecimento ao ouvir -; Jú Borges, com sua forma meiga de andar, para um lado e para outro, segurando os cantos do seu lindo vestido, ansiosa, esforçando-se para que tudo desse certo no momento da entrada de cada um dos formandos. Gente..... Queria sinceramente falar de todos, pois tudo me vem à mente como se ainda estivesse lá, no dia 07/06/2019. Entretanto, não vou mais me prolongar. Acho que aqui basta reafirmar mais uma vez os bons sentimentos que tenho por cada um e a gratidão que tenho por confiarem em mim. Não sou perfeito, mas pelo menos estou satisfeito por ter feito parte de tão valioso momento na vida de vocês. 

Por fim, fiquem aqui com um abração do Vall!!!